E Yamandu Costa

YAMANDU COSTA E RICARDO HERZ

Documentação técnica:

Primeiro álbum do duo apresenta o Brasil de todos os sonsDuo Nelson Ayres e Ricardo Herz

Pela primeira vez, o violonista Yamandu Costa e violinista Ricardo Herz estão juntos num álbum. Os músicos, com influências distintas, formaram um repertório que apresenta o Brasil de todos os cantos, de todos os sons. Com sua técnica, o paulistano Ricardo Herz leva ao instrumento o resfolego da sanfona e o ronco da rabeca do nordeste, e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Yamandu Costa por sua vez, vindo do Sul, tem uma influência clara da música de fronteira.

Sendo assim, o trabalho dos dois juntos, surge da tentativa de misturar essas linguagens, sem limites. E fazem isso lindamente, através de dois instrumentos que sempre foram muito complementares, não só na música brasileira, mas também na música internacional, o violão e o violino.

O repertório desse primeiro disco do duo é formado por Mourinho (Ricardo Herz), Inocente (Ricardo Herz), Xote da Galinha (Yamandu Costa), Milonga Choro (Yamandu Costa), Remanso (Yamandu Costa e Ricardo Herz), Meiga (Yamandu Costa), Mimosa (Yamandu Costa), Chamaoque? (Ricardo Herz), Matutinho (Yamandu Costa e Ricardo Herz), Reencontro (Yamandu Costa) e El Negro del Blanco (Yamandu Costa).

Para Yamandu, “Nesse disco que gravamos, as composições são todas próprias, nossas, com a intenção de falar do Brasil de uma forma geral, já que a composição é um resultado de todas as influências e todas as intenções que temos ao fazer música.” E Herz completa, “Desde que eu ví o Yamandu tocando pela primeira vez, achava que esta parceria iria dar pé. Quando a gente se conheceu pessoalmente então, eu tive certeza. Apesar de nossas histórias serem bastante diferentes: eu, vindo da música erudita para a popular e ele, da música popular e cada vez mais tocando em palcos de música de concerto, chegamos hoje em um meio de caminho que se comunica muito bem. Nós dois tentamos usar o o que cada tradição tem a acrescentar na outra. Tanto eu como Yamandu aprendemos as músicas de ouvido para este disco, improvisando nas intenções, respondendo nas escolhas de notas, contrapontos, oitavas e criando muito do arranjo no momento de tocar. Tudo foi feito de coração!!!”.

Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços” e aprimorou-se com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil. Até os 15 anos, sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Em 2010, o CD Luz da Aurora com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino. Em 2012 ganhou em Cuba o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá e uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida. Yamandu Costa é na atualidade o músico brasileiro que mais se apresenta no exterior abrangendo os mais diversos países do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, Grécia, Macedônia, Israel, Chipre, Índia, China, Japão, Coréia do Sul, Zimbabwe, Cabo Verde, Angola, Emirados Árabes, Austrália, EUA, Canadá, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Costa Rica.

Graduado em violino erudito pela USP, Herz estudou também na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz. Tocou ou gravou com diversos músicos como Dominguinhos, Hamilton de Holanda, Didiel Lockwood, Gabriel Grossi, entre outros. Em 2011, funda o Ricardo Herz Trio, com Pedro Ito na bateria e Michael Ruzitschka no violão 7 cordas,  e em 2012 lança o álbum Aqui é o meu Lá, projeto com o qual participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Além do trio, Ricardo mantém dois duos,  um com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro e outro com o sanfoneiro gaúcho Samuca do Acordeon, tendo lançado CDs com os dois duos. No final de 2017, lançou um cd em parceria com o pianista e maestro Nelson Ayres.

Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=iAZ56-Bc1DU